Notícias do IMCP

01.02.2011

Abertas as inscrições para os cursos de canto e instrumentos

Abertas as inscrições para os cursos de canto e instrumentos

Estão abertas as inscrições para quem deseja aprender a tocar instrumentos, inclusive órgão de tubos, no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis - IMCP.

O maestro Marco Aurélio Lischt, pianista e mestre em órgão, lembra que não se trata de um instrumento apenas litúrgico, mas também para concertos.

A Escola de Música do IMCP oferece ainda aulas de guitarra, violão, piano, violino, trompete e canto lírico, abertas para qualquer pessoa, criança, jovem ou adulto, diferindo somente conforme as características de cada instrumento.

Enquanto o violino e o piano podem ser aprendidos por crianças a partir dos 4 anos de idade, o violão a partir dos 8 anos, o trompete a partir dos 10 anos, o canto lírico é mais indicado a partir de uns 18 anos, segundo a professora Claudia Vianna. No caso do órgão, o aprendizado pode ser na adolescência. Quem explica é o professor: "o ideal é que o aluno tenha uns 13 anos de idade, a fim de que possa alcançar a pedaleira, e que já tenha uma base de piano, possuindo maior agilidade para lidar com a pedaleira e o teclado num instrumento só"-- diz Lischt.

SOBRE O ÓRGÃO

A Escola de Música do Instituto dos Meninos de Petrópolis--IMCP é a única escola na cidade que possui órgão de tubos. A falta de manutenção dos órgãos no Brasil leva à pouca procura e falta mercado para os organistas. Petrópolis, no entanto, acaba de reinaugurar o magnífico órgão de tubos da Catedral S. Pedro de Alcântara, inteiramente restaurado, fazendo com que o interesse pelo instrumento viesse a crescer.

Além da catedral, também possuem órgão a Igreja Luterana, a Capela do Sion e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. O órgão do IMCP é um instrumento alemão, um Oberlinger construído em 1969, doado pelo padre alemão Hans Bernhard, em testamento, e se encontra na sala de música do IMCP desde 2005, onde já foi objeto de alguns concertos.

O ensino de instrumentos na Escola de Música do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis é inteiramente à parte da formação musical dos corais Canarinhos e Meninas dos Canarinhos. Qualquer pessoa pode se inscrever nos cursos de instrumentos, através da secretaria do IMCP, com informações sobre os custos pelo tel: 2104-4141, rua Santos Dumont, 355, centro. Os professores são: órgão -- Marco Aurélio Lischt; violão e guitarra -- Olivier Carvalho; piano -- Daniele Moreira e Ramon Theobald; canto-- Claudia Vianna; violino – Demétrio de Andrade; e trompete -- Marcelo Vieira. Direção Artística: Marco Aurélio Lischt.


Voltar

Curta nossos canais oficiais


Compartilhe!

2011 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.